Outro dia, ouvi a seguinte expressão: “Quando estamos na internet, dormimos com a janela aberta”. Refletindo sobre isso, fui percebendo que estamos a cada dia, mais vulneráveis em relação às nossas ações nas redes sociais.
Robôs com sucatas |
E o que fazer diante da situação? Impossível recuar. Não dá mais pra viver sem internet, mas também não se pode fazer da internet um lugar sem regras, sem limites e principalmente sem valores. Quando um professor permite que um aluno acesse a internet em sua sala de aula, ele precisa elaborar com esse aluno caminhos para que as ações virtuais mantenham as mesmas características da vida fora da net.
O Dia da Ciência e Tecnologia – Ano II teve como objetivo proporcionar reflexões e ações que levassem a comunidade escolar a pensar no papel do cidadão frente à internet, por isso foram oferecidas oficinas e exposições que foram desenvolvidas em sala de aula, no cotidiano do aluno que frequenta o NICC.
Foram oferecidas oficinas de Downloads e Gravação de Vídeo/Músicas, Tradução de Textos on-line, Construção de Vídeos, Jogos Interativos, Recursos para Site e Robótica. Em cada uma delas (a exceção da Robótica) foi possível ver como a internet está presente em nosso cotidiano e como é importante que saibamos usá-la com cuidado e dignidade.
Na oficina de Construção de vídeos, por exemplo, é preciso lembrar que ao recorrermos a um vídeo na internet, não podemos deixar de mencionar a fonte da qual o retiramos, assim como não podemos de colocar os créditos da construção. É preciso ainda – e talvez este seja um dos aspectos mais importantes – cuidar com o que vamos publicar. É preciso pensar: é respeitoso? É imoral? É antiético? É ilegal? Ofende? Não se pode se esquecer de que caiu na rede, é público.
Outro exemplo importante foi visto na Oficina de Jogos Interativos: jogar na rede pode ser uma alternativa muito interessante, até pedagógica, mas se a criança – orientada pelos pais – não tomar os devidos cuidados, pode ficar prejudicada pela exposição, pela repetição dos jogos, pelo excesso de tempo que gasta em frente à internet.
Exposição "Código de barras" |
Além das oficinas, tivemos acesso a diversas exposições: Exposição de Objetos e Robôs com Sucatas, Manutenção de Microcomputador, Consciência Ambiental - descarte de lixo eletrônico, Evolução da Fotografia, Eficiência Energética, Exposição de “tiras” em Espanhol, Nanotecnologia e Tecnologia na Produção de Alimentos. Todas as exposições tiveram foco na presença da tecnologia a favor dos nossos interesses.
Os alunos sentiam-se orgulhosos em expor seus robôs feitos com sucatas, pois foram orientados que usar sucata é cuidar do meio ambiente. Parece tão clichê, mas a verdade está em diferenciar o que se ensina e a experiência de vivenciar o que se ensina. Em cada exposição foi possível encontrar a tecnologia e o respeito ao meio ambiente.
Ficamos bem informados sobre o processo tecnológico usado nos códigos de barra e como a Matemática está presente em nossas vidas. Informações importantes sobre a Nanotecnologia levaram os apreciadores a refletirem sobre futuro, os avanços e com certeza o mercado de trabalho que se abre nesta área, já que ela é relativamente nova.
Foi um encontro bastante proveitoso, pelo menos para nós que organizamos, pois vimos as pessoas participando das atividades, procurando aprender algo.
Esperamos que tenhamos agradado, pois foi essa nossa intenção.
Ana Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.