segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dia da Ciência e Tecnologia - Ano II

       Com a presença diária da internet em nossas vidas, estamos, cada vez mais, expostos aos olhares públicos. Mas quem define o que pode ser publicado em seu próprio Orkut, seu face book ou qualquer outra plataforma de comunicação?  Você tem consciência de que o que está mostrando é publicável?  O que você faz interessa a quem? Como anda sua exposição nas redes sociais?
         Estas são preocupações constantes dos professores do NICC em relação aos estudantes que passam por aqui.  Como formadores de opinião, temos a obrigação de discutir sobre estas questões com nossos alunos e demais membros da comunidade escolar, por isso escolhemos como tema para o evento “Dia da Ciência e Tecnologia – Ano II”: “A exposição nas Redes Sociais”. Tivemos o privilégio de ter a Profa da UFBA, Dra em Comunicação, Malu Fontes.
         Sua tarefa foi hercúlea: falar para uma plateia diversificada na faixa etária e na formação escolar. Entre os ouvintes havia alunos com idades entre 08 a 80 anos (de fato), professores, pais e funcionários. Sua habilidade com a linguagem nos deixou à vontade e ela pode falar da necessidade dos professores e familiares interferirem na escolha dos jovens e adolescentes, no momento de acessar determinados sites e principalmente, no cuidado que cada indivíduo – seja ele criança ou adulto – deve ter ao publicar informações pessoais nas redes de relacionamento.
Para Profa Malu, ter cuidado em expor-se nas redes sociais não quer dizer censurar, pois cada um tem sua liberdade garantida. Entretanto, cada vez que uma foto é colocada, uma frase é dita sobre alguém ou um vídeo é publicado, o indivíduo precisa ter em mente que tal informação tornou-se pública e retirá-la da internet passa a ser quase impossível. Então, não se trata simplesmente de ser pudico, mas de ser respeitoso com o outro e consigo mesmo.
A professora falou ainda da presença da televisão em nossas casas e da importância da criticidade para desvendar o que há por trás dos programas que não nos ajudam a pensar. Ratificou a importância do professor atento à forma de veiculação das informações, pois muitas vezes os estudantes são imaturos e não percebem que há sempre uma intenção de quem faz um programa na TV.
Foram 60 minutos de esclarecimentos, criticidade, reflexões sobre nossas ações frente às Redes Sociais.  
Estamos com a professora Malu Fontes guardada em nossos corações. 
Malu Fontes com alguns professores do NICC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia