domingo, 9 de maio de 2010

Projeto Numerando – O Soletrando de Matemática.

O Numerando é um projeto que foi criado em 2009 para comemorar o Dia 06 de Maio como o dia Nacional da Educação Matemática.


     A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM elegeu o dia seis de maio, DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA, em memória da data de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o MALBA TAHAN. Neste dia, fica a sugestão de promover, em todos os estados brasileiros a realização de eventos comemorativos, com o objetivo de difundir a Matemática, como área do conhecimento, sua História, possíveis relações com as demais áreas; e de colocar em discussão algumas crenças sobre o ensino atual de Matemática.


Idealização: Erica Azevedo estudante do 1º ano do Ensino Médio de 2009 do Colégio Anísio Teixeira. 
Elaboração Professoras de Matemática:  Mª Cristina Gomes, Mércia Carla Figueiredo, Rita Fortuna.                                                             

Em 2010 o Tema do CECR é: “Esporte, Arte e Tecnologia a Serviço da Cidadania”, utilizar a Semana da Matemática para desenvolver esse tema é pedagogicamente viável, e sendo esse ano também de Copa do Mundo torna o projeto atual.
Sólidos Geométricos X Reciclagem.
     A idéia foi trabalhar os sólidos geométricos nas suas mais diversas formas e tamanhos. Para que os estudantes pudessem familiarizar-se com os sólidos de Platão, os de Arquimedes, e tudo que esses conteúdos podem proporcionar (Ângulos, figuras planificadas, áreas, perímetros, volumes, perspectivas, entre outros) e aproveitar tal situação para pesquisar sobre os países da Copa, suas curiosidades, seus costumes, e a confecção de suas bandeiras. Foi utilizado o software geométrico (POLY) para que os sólidos sejam apresentados e manipulados virtualmente pelos estudantes na tentativa de compreensão e interação com o conteúdo. Na feitura dos sólidos, foram utilizados papeis dupla face e sucatas tecnológicas (CDs sem uso, Disquetes, carcaças de computadores, entre outros).
     Realização na semana: os estudantes formaram equipes nas cores do Brasil para participarem das provas que aconteceram em uma Trilha Matemática fixada no Chão. A trilha utilizada para essa prova foi um sólido planificado. Cada parte da figura será uma etapa do jogo que poderá ser realizada nas mais variadas partes da Escola Parque. A equipe que maior números de pontos acumulou foi a vencedora. Os pontos foram distribuídos em tempo de execução e acerto. A equipe vencedora ganhou um Kit de prêmios.
     Participação: Todos os estudantes das turmas do turno Matutino e Vespertino que fazem parte das oficinas de Matemática. Cada turma em seu horário de aula.
     Colaborações e Participações Especiais: Professor Edvaldo Pereira com o nome do evento desde 2009;Professor Sudário Junior com os estudantes; a Professora Ritta de Cássia Araújo com os estudantes de Altas Habilidades; Professor Manoel Garrido com os estudantes de Xadrez.
     Realização: NICC (Núcleo de Informação, Comunicação e Conhecimento)
Coordenação – Ana Lúcia C. Ramos.


  Matemática e Copa do Mundo constroem saberes


     "A associação entre o conhecimento visual das figuras geométricas, como um saber prévio, trazido pelos estudantes e a contextualização dos conceitos da geometria espacial, através de pesquisas, em livros, orientadas na sala de aula, foram os elementos utilizados pelas docentes de Matemática, do Núcleo de Informação, Comunicação e Conhecimento (NICC) Rita Fortuna, Mércia Figueiredo e Maria Cristina Gomes, na culminância do Plano “Trilha matemática e exposição auto-explicativa dos trabalhos de sólidos geométricos X copa do mundo, enquanto resultado do projeto numerando”, realizado no período de 03 a 14 de maio.
     Utilizando a Copa do Mundo, como tema transversal, as professoras contaram com o interesse dos educandos pelo futebol, agregando-o ao conteúdo curricular sobre sólidos (vários polígonos). Para a consolidação da atividade, foram seguidas as etapas: apropriação do assunto, parte teórica; pesquisa sobre cores e figuras geométricas encontradas nas bandeiras dos países, que participarão da copa; manuseio virtual do softwear Poly, que abrange todos os sólidos, construção e montagem das figuras, no papel, parte prática, colocados em exposição para a comunidade escolar. “Temos certeza – Cristina, Mércia e Eu - de que, com esse roteiro de atividades, o rendimento dos alunos é satisfatório e atinge os objetivos pretendidos para a aprendizagem”, comemora Fortuna.
     As turmas foram divididas em quatro equipes, intituladas tetraédrica, cúbica, octaédrica e hexaédrica, nomes de sólidos geométricos, que participaram das fases classificatórias: história de Malbatham (Por que 06 de maio é comemorado o dia da matemática?), quiz de tangram, hexaedros, jogos das cores, enigmas, charadas do tipo anagramas e jogos do milhão da matemática. A equipe com melhor pontuação foi premiada com CD, DVD, jogos de figuras sólidas e livros de matemática."
Por: Jaqueline Lima




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia