sexta-feira, 21 de maio de 2010

Semana da África!


IV Semana da África

Debate políticas afirmativas e independência nos países africanos.


     Entre os dia 19 e 25 de maio, acontece a IV Semana da África, com o tema “África: independências e futuros possíveis”. A abertura do evento, que conta com o apoio do Instituto Anísio Teixeira, terá início às 19h na Reitoria da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
     Promovido por estudantes africanos, em parceria com estudantes afro-brasileiros, o encontro tem o intuito de abrir espaço para o debate sobre processos de independência nos países africanos e propostas de políticas afirmativas nos cursos de graduação e pós-graduação, além da implementação do ensino da história, culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas e universidades do Brasil e da África.
     Dentro da programação, estão previstas a realização de um ciclo de oficinas em escolas públicas, relacionadas aos eixos temáticos que articulam informações sobre as relações entre África e Brasil, sessões de comunicações coordenadas, mesas-redondas e atividades culturais. O encontro é aberto ao público e realizado em Salvador desde 2006.



Seminário Celebração África

Idealização e organização: Articulação de Área


Local: Auditório da Escola Parque
Data: 26 de maio de 2010
Horário: 08:00h ás 11:30


- Apresentação:    Dia de África - 25 de maio

     África é o segundo continente mais populoso e mais extenso, depois da Ásia. Na África nasceram os primeiros seres humanos. Os mais antigos fósseis de hominídeos com cerca de cinco milhões de anos foram aqui encontrados. Na reunião de Aids Adeba foi criada a OUA (Organização da unidade Africana), hoje a União Africana. A ONU, em 1972, instituiu o dia 25 de maio como o Dia da Libertação de África. Simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação.            
     Representa a memória coletiva dos seus povos e o objetivo comum de unidade e solidariedade na luta pelo desenvolvimento econômico do continente.
     A construção de identidade negra não é apenas um mecanismo de reivindicação de direitos e justiça, mas também uma forma de afirmação de um patrimônio histórico e cultural.
Nesse contexto e em cumprimento ao disposto na Lei 10.639/03, o CECR – Centro Educacional Carneiro Ribeiro realizará o III Seminário em comemoração ao Dia da África – 25 de maio, oportunizando a toda comunidade escolar reflexões, conhecimentos / empoderamentos.

- Programação:     BRASIL/ÁFRICA – Interrelações Artísticas, Esportivas e Tecnologia

08h00m Abertura – Direção - Gedean Ribeiro
08h30m Apresentação “Capoeira do amor” – NUPA Profªs: Ana Paula Rodrigues e Elivan Silva
08h45m Mesa Redonda mediadora: Darci Xavier
Palestrantes (25 min para cada um)
Lázaro Cunha – Diretor de Projetos e Comunicação do Instituto Cultural Steve Biko
Olívia Santana – Presidente da Comissão de Educação , Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Salvador
Coreografia “Instabilidade” – Aluno Daniel Santos (7min)
Luís Cláudio Rebelo – Especialista em Arte Educação UNEB
Cristóvão Silva – Diretor do Grupo Harambé
Relatos / Fotos África Contemporânea - 10 m
111h10m – 11h15m – Sorteio de brindes
11h30m Encerramento





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia