sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Exposição “Djanira: Pintora Descalça”

Exposição sobre Djanira - Pintora Descalça

No ano do centenário de nascimento de Djanira da Motta e Silva,  a Caixa Cultural faz uma merecida homenagem a essa grande pintora brasileira. Tivemos a oportunidade em nossa atividade de AC de visitar a exposição “Djanira: Pintora Descalça”, título que remete ao estilo de vida da autora, marcado pela simplicidade e pela sua devoção religiosa, que a levou ingressar na Ordem das Carmelitas Descalça. 
SANTANA, 1976. óleo sobre tela e SÃO JOSÉ DE BOTAS, 1966. Serigrafia sobre papel.

O conjunto de obra de Djanira chama-nos a atenção pelo caráter autodidata, pela linguagem artística original e instintiva, em consonância com os ideários de seu tempo, comprometida com a construção da identidade nacional. É possível observar como a artista plástica consegue demonstrar de forma simples e poética sua religiosidade, os costumes do povo brasileiro, bem como as belas paisagens e para isso lança mão de cores fortes e vibrantes. Sua obra era caracterizada como naïf, primitiva, ingênua, porém para a autora ela  podia "ser ingênua, mas a sua pintura não" e nós temos que concordar com isso, pois notamos uma obra carregada de significados. 
INDEPENDÊNCIA, 1968, Guache sobre papel
               & FESTA JUNINA, 1968.Guache sobre papel.

Selecionamos uns vídeos para aqueles que tenham a curiosidade de conhecer melhor Djanira, uma das mais brilhantes pintoras do século XX.






http://www.youtube.com/watch?v=t_lpEg4ca6g
              Para Finalizar, apresentamos dois autorretratos, feitos em épocas diferentes.
Autorretrato, 1944. Óleo sobre tela.  Menina e flores, 1959.Têmpera sobre tela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia