sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Aula Espetáculo com a escritora Maria Inez do Espírito Santo

           
Na manhã da quinta-feira, 07 de agosto, fomos agraciados com uma deliciosa conversa com a terapeuta cultural, com formação em pedagogia, psicologia, psicanálise e pós-graduação em metodologia do ensino superior. 
        Ela é autora dos livros Enquanto papai não volta, Vasos sagrados: mitos indígenas brasileiros e o encontro com o feminino, Ceiuci, Petrópolis - Uma História Viva, Com Gosto de Terra Natal. 
            Inez nos envolveu contando os mitos indígenas de forma cativante e ao mesmo tempo crítica. Ela foi convidada a  escrever livros sobre esta temática por conta da Lei 11.645 (em que se torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena). A partir de então, tomou gosto pelo ofício e vem oferecendo oficinas, palestra e leitura reflexivas para professores que desejam ampliar sua formação cultural e acadêmica. 
              A seguir, algumas fotos do momento de autógrafo com Inez
                 

Ao Livro Técnico lança três novos livros teórico-metodológicos, dentre os quais Com gosto de terra natal: um novo olhar sobre mitos indígenas brasileiros, da educadora e terapeuta cultural Maria Inez do Espírito Santo. Vikings, aborígenes, samurais, incas, persas, peles-vermelhas. Todo povo tem sua história, mitos e heróis. Narrativas, personagens e lendas que remontam ao passado e nos ajudam a refletir sobre nossa existência, nossas potencialidades e a construção de nossa sociedade. Neste sentido, que papel podem ocupar os mitos indígenas de tribos diversas, primeiros habitantes desta terra brasilis, em nossa educação? Preguiçosos, traiçoeiros, não civilizados, guerreiros implacáveis e canibais — eis alguns dos pré-conceitos deturpados que anos a fio permanecem no imaginário brasileiro. Do mesmo modo, o homem branco, caucasiano, europeu é colocado no posto de herói por “descobrir” e “colonizar” o Brasil. “Vestir” impositivamente o índio com a cultura europeia — aliás, eurocêntrica — é civilizado; a condição indígena é ser selvagem por natureza.
TÍTULO: COM GOSTO DE TERRA NATAL: UM NOVO OLHAR SOBRE MUITOS INDIGENAS BRASILEIROS ISBN: 9788564024069
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
ANO DE EDIÇÃO: 2012 EDIÇÃO:
1ª AUTOR: Maria Inez do Espirito Santo





           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia