quinta-feira, 22 de maio de 2014

Reportagem sobre o Numerando


Copa do Mundo 2014 inspira projeto no Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Palavras-chave: 

O Pro­jeto Nu­me­rando, re­a­li­zado pelo Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Es­cola Parque, lo­ca­li­zado no bairro da Caixa D´Água, em Sal­vador, ga­nhou uma mo­ti­vação di­fe­rente em 2014. A ini­ci­a­tiva, que faz parte da ofi­cina de Ma­te­má­tica com In­for­má­tica da uni­dade de en­sino, tra­balha com o tema “Vi­a­jando com a Ma­te­má­tica na Copa”, que pro­por­ciona ati­vi­dades di­nâ­micas e lú­dicas, abor­dando a ma­te­má­tica de forma con­tex­tu­a­li­zada, por meio de con­ceitos es­tu­dados na ge­o­me­tria e com o au­xílio de softwares de com­pu­tador.
Fotos: Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação
Cerca de 50 es­tu­dantes do 6º ano do en­sino fun­da­mental ao 3º ano do en­sino médio co­nhe­ceram os países da Copa, con­fec­ci­o­naram ex­pe­ri­mentos e par­ti­ci­param de uma gin­cana ma­te­má­tica. “Cada es­tu­dante pes­quisou a his­tória de cada país que in­tegra a copa e con­fec­ci­onou a sua ban­deira, a partir da iden­ti­fi­cação dos po­lí­gonos e do uso da pro­porção e es­cala. Eles re­ce­beram uma mi­ni­a­tura da ban­deira e fi­zeram a pro­jeção do de­senho em uma ban­deja de isopor”, contou a pro­fes­sora de ma­te­má­tica Mércia Fi­guei­redo, ex­pli­cando que, além das ban­deiras, os es­tu­dantes também uti­li­zaram os co­nhe­ci­mentos ma­te­má­ticos para con­fec­ci­onar bolas com copos des­car­tá­veis e uma mi­ni­a­tura do campo ofi­cial da Copa do Mundo, dentro do pa­drão es­ta­be­le­cido pela Fe­de­ração In­ter­na­ci­onal de Fu­tebol (Fifa).

O re­sul­tado do tra­balho foi apre­sen­tado em uma gin­cana, no mês de maio, e está ex­posto nos cor­re­dores da Es­cola Parque. “Quando a ma­te­má­tica é en­si­nada de forma lú­dica, apli­cando os con­ceitos na prá­tica, des­mi­ti­fi­camos essa ideia que é di­fícil, e o es­tu­dante se sente mais mo­ti­vado a es­tudar”, de­clarou a pro­fes­sora de ma­te­má­tica Maria Cris­tina Cunha Gomes, re­ve­lando que, na gin­cana, todos os es­tu­dantes ti­veram a opor­tu­ni­dade de co­nhecer o lado mais lú­dico da dis­ci­plina.

Es­tu­dante do 7º ano do en­sino fun­da­mental do Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro - Classe II, no Pero Vaz, Je­ferson Caíque Nery da Silva pro­curou a ofi­cina de ma­te­má­tica por sentir di­fi­cul­dade. “Aqui tudo fica ainda mais fácil. O mais in­te­res­sante é que, fa­zendo as ban­deiras, a gente vai apren­dendo com os nossos erros”, frisou a es­tu­dante.
- See more at: http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/copa-do-mundo-2014-inspira-projeto-no-centro-educacional-carneiro-ribeiro#sthash.JVgbG278.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia