quarta-feira, 28 de maio de 2014

Oficina do Projeto Tela Brasil

Estudantes e professores da rede estadual participam de oficinas de audiovisual na Escola Parque
Pro­fes­sores e es­tu­dantes das es­colas que com­põem o Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Es­cola Parque se reu­niram na uni­dade, lo­ca­li­zada no bairro da Caixa D’água, nesta se­gunda-feira (26/05), para a aber­tura das ati­vi­dades dopri­meiro mó­dulo do pro­jeto Tela Brasil em Sal­vador. A es­cola foi con­tem­plada com a re­a­li­zação de ofi­cinas de for­mação e ca­pa­ci­tação em au­di­o­vi­sual ofe­re­cidas pelo pro­jeto na­ci­onal. A ati­vi­dade é uma ini­ci­a­tiva da Fun­dação Te­lefô­nica e acon­tece até quarta-feira (28/5), das 16 às 20h.
De acordo com o co­or­de­nador pe­da­gó­gico das ofi­cinas, Edu Abade, a pro­posta prevê um tra­balho con­junto entre es­tu­dantes e pro­fes­sores a fim de fo­mentar mu­danças na es­cola pú­blica por meio da lin­guagem au­di­o­vi­sual. “A gente junta pro­fessor com aluno para que­brar essa con­cepção de que o pro­fessor é a pessoa sábia, e o aluno é que pre­cisa ad­quirir co­nhe­ci­mento. Juntos, eles vão pro­duzir uma coisa em comum”, de­clarou o co­or­de­nador. “O au­di­o­vi­sual é uma fer­ra­menta trans­for­ma­dora, e nós es­tamos tra­zendo essas fer­ra­mentas para que es­tu­dantes possam de­cidir o que fazer com elas”, acres­centou Edu, in­for­mando que a ex­pe­ri­ência vem acon­te­cendo em dez es­colas bra­si­leiras.
Fotos: Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação







Para o pro­fessor de artes do Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Classe II, Diego Bar­reto, que já de­sen­volve ati­vi­dades uti­li­zando a lin­guagem au­di­o­vi­sual dentro da sala de aula, a ofi­cina é uma opor­tu­ni­dade de am­pliar o seu co­nhe­ci­mento. “Acho que pode res­ponder al­gumas dú­vidas de como posso apri­morar as prá­ticas au­di­o­vi­suais nas mi­nhas aulas, e ex­plorar essa fer­ra­menta com o pen­sa­mento na edu­cação”.

Es­tu­dante do 3º ano do en­sino médio, no Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Classe IV, Caíque Santos Nas­ci­mento, 16 anos, sempre se in­te­ressou por vídeo e fo­to­grafia, e acre­dita que a ofi­cina pode ajudar em fu­turas pro­du­ções. “Já par­ti­cipei de ofi­cina de vídeo na es­cola, e agora pro­curei essa ofi­cina porque quero ser pu­bli­ci­tário. Acre­dito que esse co­nhe­ci­mento vai me ajudar bas­tante”.
Se­gundo a co­or­de­na­dora de Pro­jetos In­ter­se­to­riais da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Nide Nobre, a pro­posta das ofi­cinas está ali­nhada aos pro­jetos de arte e cul­tura que já são de­sen­vol­vidos pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado. “Nós já tra­ba­lhamos com vá­rias lin­gua­gens ar­tís­ticas, in­clu­sive a au­di­o­vi­sual, através do pro­jeto Pro­du­ções de Ví­deos Es­tu­dantis (Prove), que re­vela uma ju­ven­tude an­te­nada e com um grande po­ten­cial cri­a­tivo para esse tipo de pro­dução”. Os con­teúdos são di­fun­didos pela TV Anísio Tei­xeira, TVE e redes so­ciais.
A ofi­cina visa, também, ao de­sen­vol­vi­mento de pro­gramas edu­ca­ci­o­nais re­la­ci­o­nados à pro­dução cul­tural e au­di­o­vi­sual bra­si­leiras de curtas- me­tra­gens, es­ti­mu­lando, assim, a uti­li­zação da lin­guagem ci­ne­ma­to­grá­fica nos con­textos es­co­lares como fer­ra­menta de en­sino e de apren­di­zagem, com base na pro­dução de vídeo, ro­teiro, di­reção e edição.

O tra­balho será re­a­li­zado em dois mó­dulos, com­postos de aulas teó­ricas e prá­ticas es­tru­tu­radas, con­tem­plando quatro eixos te­má­ticos: Ci­ne­clube, Nú­cleo de Pro­dução Di­gital, Es­co­linha de Ci­nema e Co­le­tivo Tela Brasil. Du­rante a ofi­cina, serão pro­du­zidos três curtas-me­tra­gens por es­cola par­ti­ci­pante para a con­so­li­dação do pro­cesso de apren­di­zagem nessa área de co­nhe­ci­mento. A for­mação en­volve, também, no­ções bá­sicas de ci­nema-do­cu­men­tário, para a re­flexão sobre as pos­si­bi­li­dades nar­ra­tivas e es­té­ticas da lin­guagem au­di­o­vi­sual.

- See more at: http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/estudantes-e-professores-da-rede-estadual-participam-de-oficinas-de-audiovisual-na-escola-p#sthash.DWF9MXJn.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia