sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Viagem à Cachoeira

No dia 06 de agosto fizemos um passeio cultural: nossa viagem à Cachoeira. 
Cumprimos nossos objetivos: aprendemos e nos divertimos. Fizemos parte das estatísticas, à medida que conhecemos os principais pontos turísticos, fizemos “feira” e degustamos a deliciosa maniçoba cachoeirana.
“Cachoeira é uma das cidades baianas que mais preservou a sua identidade cultural e histórica com o passar dos anos, o que a faz um dos principais roteiros turísticos históricos do estado. Além disto, a imponência do seu casario barroco, das suas igrejas e museus, levou a cidade a alcançar o status de "Cidade Monumento Nacional" e "Cidade Heróica" (pela participação decisiva nas lutas pela independência do Brasil) a partir do decreto 68.045, de 13 de Janeiro de 1971, assinado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.
A significativa presença de africanos e afro-descendentes em interação com europeus de variadas nacionalidades em Cachoeira durante o período escravista é um dos fatores que originou a riqueza e diversidade da cultura popular. Esta interação encontra-se presente no sincretismo religioso com forte presença da cultura afro-brasileira e das manifestações do catolicismo. A cidade hoje é um baluarte cultural dentro da Bahia, demonstrado nos seus inúmeros museus e movimentos populares, o que a torna marcante dentro de uma perspectiva histórica brasileira..”
Wikipedia


        Ao vivenciarmos uma situação em grupo, como esta viagem, pensamos que seria muito bom que todos participassem, pois aprendemos com o outro, fora da sala  de aula, o que muitas vezes ensinamos aos nossos alunos. Enfim, é um excelente exercício de cidadania.
                                                                                             Ana Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia