terça-feira, 28 de outubro de 2014

Comemoração do dia dos professores e funcionários do NICC

        Inicialmente fomos à reserva Sapiranga. Lá, fomos recebidos por um guia que nos levou ao Viveiro de plantas e descreveu o processo de reflorestamento e como se dá todo o trabalho de plantação.


        A Reserva Ecológica da Sapiranga é formada por seiscentos hectares de Mata Atlântica e habitat natural de espécies diferentes de flores e plantas nativas, entre elas as orquídeas e bromélias. Os passeios pela reserva podem ser feitos de várias maneiras como: caminhada, bicicleta, cavalo e para os que preferem mais aventura, a melhor opção é o quadríciclo. Todas as trilhas são sinalizadas.
   Nós fizemos caminhada de aproximadamente uma hora e vimos uma nascente, árvores perfumadas, formigas trabalhadoras, entre outras coisas. Ao final, quem quis pôde tomar banho de rio.
        Seguimos para Praia do Forte, onde almoçamos. Declinamos de ver o Projeto Baleia Jubarte, pois não havia tempo, então preferimos almoçar e depois ir pra o Castelo Garcia D’ Ávila.
       O Castelo de Garcia d'Ávila, em Praia do Forte, litoral norte da Bahia, foi iniciado em 1551 e concluído em 1624. Suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil.
      A Torre de Garcia d'Ávila, construída em estilo medieval, era um posto de observação estratégico e recebeu o nome de Torre Singela de São Pedro de Rates. O Castelo, ou a Casa da Torre, era a sede de uma imensa sesmaria. Existia um sistema de comunicação estabelecido através de chamas no alto da Torre.
        A filha de Garcia d'Ávila casou-se com Diogo Dias, neto de Caramuru e Paraguaçu.
O castelo está em ruínas, mas é um lugar privilegiado. Lindo de ver. A proximidade com o mar faz do castelo uma lugar aprazível e com ventilação inigualável.


       Saímos do Castelo direto para o Projeto Tamar. Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Tem multimídia, cinema, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Fomos guiados por um excelente funcionário que nos apresentou os animais, contou suas histórias e tirou dúvidas. Ao final, quando alimentou um dos peixes, nos assustou com a reação do animal, mas apenas para mostrar como a vida no Tamar é emocionante.
Todas estas atividades foram recheadas de alegria, conhecimentos e informações variadas. A participação de cada um foi satisfação e reconhecimento. Foi maravilhoso compartilhar com os colegas, funcionários e até ex-colegas este momento que uniu lazer e conhecimento.




DIA DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia