quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dia D da Saúde e Cidadania na Escola Parque atrai comunidade

Ve­ri­fi­cação de pressão ar­te­rial, teste de gli­cemia, ações de pro­moção à saúde e ofi­cinas ar­tís­ticas. Esses foram al­guns dos ser­viços ofe­re­cidos no Dia D da Saúde e Ci­da­dania, pro­mo­vido pelo Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Es­cola Parque, na Caixa D’água, em Sal­vador, nesta terça-feira (27/08). Cerca de 2 mil pes­soas, entre es­tu­dantes, pais e mo­ra­dores da área de abran­gência do Centro par­ti­ci­param da ati­vi­dade, que acon­tece pelo quarto ano con­se­cu­tivo.

Fotos: Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação

“O Dia D é uma aula pú­blica de ci­da­dania na qual tra­ba­lhamos com a ci­ência e a lu­di­ci­dade”, res­saltou o di­retor da Es­cola Parque, Ge­dean Ri­beiro do Nas­ci­mento. Se­gundo ele, a ação é uma ma­neira de in­te­grar a aca­demia e a co­mu­ni­dade ao co­ti­diano es­colar. “O gestor pre­cisa saber o que a co­mu­ni­dade pre­cisa e trazer essas pes­soas para dentro da es­cola, am­bi­ente que deve ser va­lo­ri­zado e cui­dado como sendo um es­paço da pró­pria co­mu­ni­dade”, acres­centou.
Para Pa­trícia da Silva Reis, mo­ra­dora do bairro Caixa D’água, o evento pos­si­bi­lita o acesso a ser­viços que nem sempre são fá­ceis de con­se­guir. “A es­cola está tra­zendo be­ne­fí­cios para toda a po­pu­lação do bairro, dando uma opor­tu­ni­dade para que a gente possa ter acesso a esses ser­viços com mais fa­ci­li­dade”. Aluna do nú­cleo de artes vi­suais, Ero­nice Santos San­tana con­cordou, “fica tudo mais fácil, e isso é até um in­cen­tivo para cuidar mais da saúde”.
A ação contou com a atu­ação de 500 pes­soas, in­cluindo es­tu­dantes e pro­fis­si­o­nais da área de saúde, ser­viço so­cial e ju­rí­dica. A pro­gra­mação in­cluiu pa­les­tras, ofi­cinas ar­tís­ticas, ati­vi­dades lú­dicas de pro­moção à saúde e pre­venção ao câncer de colo de útero e mama, ori­en­tação nu­tri­ci­onal, odon­to­ló­gica e também na área ju­rí­dica, além da apre­sen­tação dos pro­jetos ela­bo­rados pelos es­tu­dantes a partir do con­teúdo abor­dado em sala de aula.

“A es­cola está tra­zendo be­ne­fí­cios para toda a po­pu­lação do bairro, dando uma opor­tu­ni­dade para que a gente possa ter acesso a esses ser­viços com mais fa­ci­li­dade” - Pa­trícia Reis
Ves­tida de mos­quito da dengue, Ana Carla Vi­eira Pio cir­cu­lava pelos cor­re­dores da Es­cola Parque ori­en­tando as pes­soas sobre os pe­rigos tra­zidos pelo mos­quito Aedes aegypti. “Junto com os meus co­legas, estou in­for­mando às pes­soas sobre como elas podem se con­ta­minar com a dengue e o que podem fazer para pre­venir a do­ença”, contou a es­tu­dante do 6º ano do en­sino fun­da­mental, na Classe II do Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro.
Saúde e Ci­da­dania – O Dia D da Saúde e Ci­da­dania surgiu dentro da es­cola como uma ma­neira de ex­pandir a ati­vi­dade pe­da­gó­gica e foi am­pliada para atender às de­mandas da co­mu­ni­dade. “Ini­ci­amos esse tra­balho ofe­re­cendo ofi­cinas sobre saúde e nu­trição para os es­tu­dantes, mos­trando que o apren­di­zado não pre­cisa ser cons­truído apenas em sala de aula. Com o sur­gi­mento de ou­tras de­mandas, am­pli­amos os ser­viços para atender, também, à co­mu­ni­dade, que já faz parte do dia a dia da es­cola”, disse a pro­fes­sora Ja­que­line Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia