segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pedro e o Lobo

         Estivemos no TCA nesta sexta-feira - 17 de junho - para assistirmos ao espetáculo "Pedro e o Lobo". Uma encenação da Balé do TCA e da OSBA - Orquestra Sinfônica da Bahia. Participaram desta saída o professor Luiz Mario Pina e suas alunas do Curso de Informática Básica e os professores do NICC: Everaldo Conceição, Edvaldo Pereira, Jussara Santos e Sérgio Bezerra. Foi um excelente espetáculo. Ficamos felizes em ver que as pessoas se interessam por música de qualidade. Ficamos mais felizes ainda por vermos estudantes de escolas públicas participando deste tipo de ação.

          Leia um pouco sobre o espetáculo:


          A montagem de "Pedro e o Lobo" é a primeira coreografia do BTCA voltada para o público infanto-juvenil em seus 30 anos de existência.

A MONTAGEM – O diretor Jorge Vermelho assina a cenografia e Rino Carvalho assina o figurino, que juntos dão o tom da encenação, onde os animais/personagens da fábula são interpretados pelo elenco de uma forma que esta construção não resvale em estereótipos. Para isso o BTCA encampou um processo de investigação que foi acompanhado pelo seu próprio Núcleo de Pesquisa e teve a coordenação de Lícia Morais. “Foi através deste trabalho que emergiram as provocações que delinearam a construção das personagens, alicerçadas no humanismo das mesmas”, conta Vermelho. A montagem pretende dialogar com o universo fantástico da criação por meio de ferramentas que possibilitem a livre imaginação, inserindo-a ativamente no processo de entendimento da obra.

A HISTÓRIA – Pedro e o lobo é uma história infantil contada através da música. A narrativa, divertida e sensível, gira em torno de Pedro, um menino que cansa de ver suas ovelhas serem mortas pelo lobo mau e, contra a vontade de seu avô, decide ir à caça do lobo com sua espingarda de rolha. Para essa aeventura ele tem a companhia de seu gato Ivan, sua pata Sônia, e da passarinha Sasha, que são seus grandes amigos. Cada personagem da história é representado por um instrumento diferente ou por um conjunto de instrumentos que compõem a orquestra: Pedro (instrumentos de corda); Lobo (trompas); Avô (fagote); Pássaro (flauta); Pato (oboé); Gato (clarinete); Caçadores (tímpanos).


Alunas de Luiz Mário, Jussara e Ana Ramos

Ficha técnica:
Concepção, adaptação, cenografia e direção artística: Jorge Vermelho;
Direção musical: Carlos Prazeres (OSBA);
Coreografias: Angela Bandeira, Dina Tourinho, Fátima Berenguer, José Antonio Sampaio, Luis Molina e Rita Brandi;
Figurinos e adereços: Rino Carvalho
Iluminação: Irma Vidal e Jorge Vermelho;
Apoio: Centro Técnico do TCA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia