sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Visita à Casa de Carybé




Carybé, nome artístico de Hector Julio Bernabó (Lánus, 7 de fevereiro de 1911 - Salvador, 02 de outubro de 1997), foi um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino, brasileiro naturalizado e residente no Brasil desde 1949 até sua morte.

Por ter projetado a Bahia no Brasil e no exterior através de seus desenhos e meios de expressão artística diversos e por ter feito murais para a Escola Parque e Escolas Classe, a Atividade Complementar (AC) do NICC - dia 27 de novembro de 2014 - foi dedicada à visita à casa do referido artista plástico.

Recepcionados pela filha do artista, Solange Bernabó, os professores tiveram oportunidade de conhecer o atelier do pintor, seus últimos trabalhos e um pouco da sua trajetória.

Solange e o neto de Carybé, Gabriel, falaram da importância de Anísio Teixeira para a fixação daquele artista aqui na Bahia. Segundo eles, graças a Anísio Teixeira, então secretário de Educação do Estado, Carybé pôde se fixar aqui na Bahia no início dos anos 50, já que ele não morava em nosso estado.

Solange nos falou também dos anos em que estudou na Escola de Aplicação ligada à Escola Parque. Nesta ocasião, reportou-se à base experimental das ações pedagógicas realizadas na Escola de Aplicação e exibidas e/ou trazidas para a Parque. Referiu-se, de igual modo, ao período da ditadura militar, no qual teve de retirar-se da Parque e estudar na conceituada e tradicional Escola da Professora Anfrísia Santiago. Cita que apesar do renome, esta escola estava longe de trazer o aspecto experimental e inovador da Escola Parque.

Durante visita, a anfitriã mostrou-nos quadros, esculturas, livros, telas, pincéis deixados por Carybé.

Na finalização da visita, D. Solange Carybé brindou-nos com a coleção As Sete Portas da Bahia, recentemente publicada pelo Correio da Bahia. Gabriel Carybé, na ocasião, falou-nos da intenção da família de estabelecer um projeto pedagógico entre o Instituto Carybé, o qual eles dirigem, - e escolas interessadas em usar material da referida coleção para fins didático-pedagógicos.

Por Professor Tyrone Santiago



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia