quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sábado Letivo

        Nós precisamos cumprir 200 dias letivos. Para que isso ocorra, é necessário que trabalhemos em alguns sábado. Por conta da greve de 2012, o número de sábados letivos se estendeu e quase todos estão preenchidos com aulas. Resultado: alunos e professores cansados e desmotivados e, por isto, não aguentam mais fazer de conta que estudam e ensinam, respectivamente.
      Em nosso Núcleo, o NICC, procuramos dinamizar as aulas, pois temos a consciência de que se fizermos as atividades do cotidiano, os alunos não ficarão motivados para se deslocar de suas residências para comparecerem a uma aula nos mesmos moldes das semanais. Eles preferem ficar em casa (ou na rua - para fazer qualquer coisa) a ter que vir para sala de aula e fazer o que fez durante  a semana. Pensando assim, fizemos atividades dinâmicas, lúdicas e contextualizadas. Avisamos aos alunos que as aulas seriam diferentes das habituais e que a presença deles era a nossa alegria.
          Entretanto, para nossa tristeza, (e não surpresa) a frequência foi baixíssima. Não queremos "chorar o leite derramado", mas precisamos refletir com urgência sobre a funcionalidade das aulas aos sábados. É só pra cumprir carga horária e pagar os dias de greve? Ou é para exercer o papel de profissional da educação e mediar conhecimentos? O que, de fato, estamos querendo? 
         Mesmo com os percalços, programamos as aulas e quem veio pôde Aprender Brincando com os jogos linguísticos e matemáticos e por último com o Bingo recheado de prêmios.

            No turno vespertino, os professores de Inglês (Tyrone),  Francês (Maise) e Informática Básica (Luiz Mário) programaram com os alunos uma visita ao MAM. A presença das senhoras estudantes foi bem maior que a do turno matutino. Os ganhos também, pois além de vermos duas exposições, ( “Sensorium e Esquizópolis), visitamos os jardins do Museu e apreciamos as esculturas que ficam na área externa.
           Estavam conosco nesta visita, além de Tyrone e Maise, a professora Maria e Cristina e professor Edvaldo.

           Vejam as fotos.









3 comentários:

  1. Realmente é uma pena que poucos alunos tenham comparecido no sábado letivo embora tenham sido avisados,mas o importante é que todos os professores estavam presentes trabalhando com dedicação e apoio da coordenação,parabéns profissionais !!!

    ResponderExcluir

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia