quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Letramento e informática

            No último dia 25 de novembro a professora Roseli Gonçalves apresentou o trabalho que desenvolve no NICC para uma plateia composta de professores, coordenadores e diretores das escolas que fazem parte do CECR. Ela trabalha com alunos dos terceiro, quarto e quinto anos do Ensino Fundamental. 
            Ela explicou que muitos dos alunos que chegam até ela ainda não são alfabetizados, mas já conhecem o computador e aparentam domínio da leitura e escrita, mas isto ocorre apenas virtualmente. Ou seja, eles utilizam o computador usando a técnica da tentativa e erro. A partir desta situação ela explicou a diferença entre letramento e alfabetização. Alguns meninos e meninas não dominam a leitura, mas sabem usar sites de relacionamento como orkut ou msn. 
              As atividades são desenvolvidas exigindo das crianças o trabalho de pesquisa, leitura, escrita e reescrita, tudo orientado individualmente, já que o formato das aulas permite esta configuração.
              Usando o programa windows Xp, os meninos usam o word, o power point, movie maker, entre outros recursos. Vários dos seus trabalhos podem ser vistos no blog criado pela professora e mantido por ela e pelos alunos.
             Vejam ao lado o endereços dos blogs dos professores do NICC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é nosso parceiro. Sua opinião é muito importante para nós. Registre-a.

V Mostra de Tecnologia