quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Algumas dicas e recomendações para evitar que você pegue a gripe suína.

1. Evite contato com pessoas que estiveram viajando em cidades do México ou de outros países com foco de contaminação nos últimos 10 dias. Se a pessoa não apresenta os sintomas da gripe não existe problema.

2. Evite contato com pessoas que estejam espirrando, tossindo, com febre, com escorrimento no nariz.


3. Evite ambientes fechados onde não existe ventilação ou que exista arcondicionado como é o caso de supermercados, lojas em shopping, metrô, restaurantes fechados, salas de aula, cinemas, etc. Uma pessoa com gripe que esteja espirrando em um ambiente fechado pode contaminar centenas de outras pessoas em pouco tempo de contato com o ar.

4. Evite ambientes fechados onde não existe ventilação ou que exista ar condicionado como é o caso de supermercados, lojas em shopping, metrô, restaurantes fechados, salas de aula, cinemas, etc. Uma pessoa com gripe que esteja espirrando em uma ambiente fechado pode contaminar centenas de outras pessoas em pouco tempo de contato com o ar.


5. Prefira lugares abertos e ventilados como praças, praias, rua. Quando for a bares, restaurantes ou lanchonetes prefira os locais que fiquem fora do ambiente fechado do restaurante.

6. Prefira viajar de carro do que de ônibus ou avião pois são ambientes fechados com ar condicionado.


7. Use as escadas no lugar dos elevadores.

8. Se for necessário freqüentar salas de aula fique perto das janelas ou perto das portas. Prefira os locais da sala com maior ventilação externa.


9. Evite cumprimentar pessoas gripadas. A mão da pessoa gripada está contaminada. Seu rosto também está contaminado e pode transmitir a gripe

10. Evite beijar na boca ou ter qualquer relação física com pessoas gripadas.





Caroline- 6ª série

Gripe Suina

Gripe Suína


A gripe Suína é uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos.


Sintomas:
Febre alta, Letargia, Falta de apetite, Tosse, Coriza, Garganta seca, Náusea, Vômito e diarréia


Alunas:
Estefane, 3ª, 10anos
Érica, 3ª, 10 anos

Ser criança


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sol de Primavera

Os alunos da professora Roseli estão aprendendo a fazer pequenos filmes, usando o Movie Maker. A criançada tem entre 8 a 12 anos, estão cursando a 3a ou 4a série do Ensino Fundamental. Vejam o filme produzido por Luiz Felipe, aluno da 3a série, com 8 anos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Comemorando... Nosso dia dos Professores foi assim:







Semana de curtas - Lanterninha e NICC


Curta metragem é um filme de duração inferior a trinta minutos, havendo no entanto quem para o classificar estabeleça um padrão variável de mais ou menos dez minutos.
O termo começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 1910, quando boa parte dos filmes começava a ter durações cada vez maiores.
O gênero que mais utilizou o formato de curta-metragem foram as animações. Ainda hoje há muitos filmes com acção ao vivo (live-action) e de animação produzidos como curta-metragem, havendo inclusive um premio dos Oscar para cada tipo.
Formato bastante difundido e em expansão no Brasil desde os anos 70, a curta-metragem é também adotada em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.

Longa metragem é uma obra cinematográfica com duração superior a sessenta minutos. Este padrão é no entanto discutível, visto haver quem o estabeleça para valores de tempo superiores ou inferiores em cerca de dez minutos

Projeto Lanterninha - Semana de Curtas





O Projeto Lanterninha atua na Escola Parque desde 2008. Começamos com os alunos do Ensino Médio da Escola Classe IV. Nesta fase – de março a novembro de 2008 – os alunos viram filmes nacionais e debateram sobre eles. Além dos debates, a turma jovem produziu outras formas de conhecimento. Fizeram textos em forma de cordel, escreveram paródias, desenharam e escreveram artigos de opinião sobre os conteúdos do filme.
Nesta semana – 29/09 a 01/10 – os alunos do Ensino Fundamental puderam apreciar curtas metragem diversos. Ao chegarem à escola, antes das atividades costumeiras, paravam para começar o dia com um filme de qualidade. E no início da tarde fizeram o mesmo processo.
Alguns curtas apreciados: “The Black role”- Buraco Negro, Charles Chaplin, Calango, etc.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Soletrando no Centro 2009


O Soletrando no Centro 2009 é uma paródia do Programa de Luciano Hulk, apresentado na Rede Globo de Televisão.
Por ser um programa de grande repercussão, os alunos conhecem bem os procedimentos. Ainda assim, nós organizamos o evento buscando cunho pedagógico. Ou seja: acreditamos que a soletração por si só não desenvolve habilidades linguísticas, ao contrário, pode até “travar” o aluno, pois o mesmo pode sentir-se inseguro. Não desejamos a competição, simplesmente, queremos que nosso aluno leia, discuta, interaja.
Assim sendo, logo que os alunos se inscreveram no Soletrando no Centro 2009, distribuímos um texto para cada segmento, de acordo com a temática desenvolvida no semestre. Os alunos da 5ª e 6ª séries ficaram com o texto A Arte como instrumento de inclusão social e os da 7ª e 8ª e Sem Honestidade a sociedade não sobrevive, ambos retirados da revista Mundo Jovem do mês de setembro de 2009. (WWW.mundojovem.com.br )
Várias palavras que foram soletradas foram retiradas destes textos. Nosso objetivo sempre foi dar sentido à leitura, acreditando que a aprendizagem é fruto das experiências.
A seguir, as orientações para o Soletrando no Centro 2009.

Caro (a) aluno (a)
Leia o texto com atenção, pois algumas palavras para a fase classificatória para o Soletrando no Centro 2009 serão retiradas dele.
Você deve pesquisar em uma gramática ou livro didático de Língua Portuguesa palavras que apresentam mais dificuldade na ortografia, além dos casos de parônimos e homônimos. Pesquise também os casos da nova ortografia (acentuação e uso do hífen).
As regras do Soletrando no Centro 2009 são simples:
01- Os participantes do dia são acomodados nas cadeiras no palco. O professor Edvaldo conduz a soletração dizendo a primeira palavra.
02- O (A) aluno (a) da vez tem que, obrigatoriamente:
a) Repetir a palavra
b) Soletrar a palavra
c) Repetir a palavra após a soletração.

Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer outro sinal gráfico como cedilha, hífen, etc., a soletração será considerada errada.

03- Depois de iniciada a soletração, é proibido corrigir qualquer letra. O aluno pode até recomeçar a soletração, mas não pode mudar a ordem de nenhuma letra que já tenha sido soletrada. Se numa mesma rodada todos os alunos acertarem a soletração das suas palavras, ou, se os seis (um de cada escola) alunos errarem, uma nova rodada será iniciada.

O SORTEIO DAS PALAVRAS
As palavras são escolhidas através do sorteio de um número, que equivale a uma palavra que estará no computador.
Nesta relação, as palavras estão divididas em três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil (com a nova ortografia).
Ao começar uma rodada, somente palavras do mesmo nível de dificuldade serão sorteadas.

BENEFÍCIOS
Antes de começar a soletração, o aluno pode pedir aos juízes (professores) os seguintes benefícios:
1- Definição da palavra.
2- Classificação gramatical.
3- Aplicação da palavra numa frase.
A CAMPANHIA
Depois que o aluno termina a soletração, Edvaldo consulta os professores. Se a soletração estiver errada, o professor informa pelo microfone. Se todos os alunos errarem na mesma rodada, uma nova rodada é iniciada. À medida que errarem uma mesma rodada estarão fora do jogo. Para vencer o Soletrando no Centro 2009 é necessário ser o único aluno a soletrar corretamente naquela rodada.

Soletrando no Centro 2009



A
Segunda Edição do Programa Soletrando no Centro 2009 teve início no mês de Agosto nas Escolas Classe e Anisio Teixeira. A segunda etapa ocorreu na Escola Parque.
Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro os alunos participaram da fase classificatória,

momento em que ficaram nove alunos para participar da Grande Final.
As fotos ilustram alguns momentos desta fase.

V Mostra de Tecnologia