quinta-feira, 9 de novembro de 2017

IV Mostra de Tecnologia


              A mostra de tecnologia 2017 é resultado do trabalho realizado por estudantes e professores nas Oficinas de Informática Básica e Avançada, Produção de vídeo do Núcleo de Informação Comunicação e Conhecimento – NICC, Escola Parque – Caixa D’Água. Oficinas estas, que vão além assegurar o contato dos estudantes às tecnologias digitais, tendo em vista que o nosso foco principal é educação, ou seja, a formação de cidadãos capazes de construir conhecimentos, de modificar comportamentos, de propor ações e /ou intervir na realidade cotidiana. 






quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Dia dos Mortos / Dia de los Muertos

O que é o dia dos Mortos? 
Quando aprendemos uma língua estrangeira também conhecemos sua cultura. Então, vamos conhecer um pouco sobre o Dia dos Mortos através da Atividade idealizada pela professora de Espanhol, Marisa Carreiro, no Nicc Núcleo. Aqui se aprende o idioma espanhol e também se vive a cultura dos povos que falam esta língua. Contamos também com a grande participação das professoras de Matemática: Mércia Figueiredo e Maria Cristina Gomes e da professora de Português, Tânia Gonçalves. Agradecemos a parceria do professor de Maquiagem, Dory Miranda, e seus alunos. Agradecemos também ao público presente.


"No México, o dia dos finados é alegre, pois é o dia em que os mortos se encontram com os vivos e recordam do período em que aquela pessoa (enquanto viva) estava entre eles. É um dia especial nas tradições populares. Misturando formas de devoções de origem cristã com ritos centenários das antigas culturas, o povo criou uma comemoração única no mundo, uma maneira alegre e feliz, quase irônica, de contato com seus antepassados. Alguns turistas até batizaram esse dia como o “carnaval dos mortos”! De fato, podem existir exageros e abusos nas comemorações do dia, mas, no seu mais profundo significado, é para o povo se sentir, neste dia, perto dos parentes falecidos, na alegria do convívio, desmistificando a morte e os fantasmas que assustam tantas outras culturas ocidentais. Os mexicanos enfeitam as ruas com caveiras, vão aos cemitérios para cantar e dançar e oferecer aos mortos comidas e bebidas. Isto não quer dizer que os mexicanos não respeitam os mortos, pelo contrário. A diferença é que o sentimento que os brasileiros têm por aqueles que já se foram é de triste saudade. Já os mexicanos têm o sentimento de recordar como eram bons os momentos que passaram junto com o ente querido falecido."






V Mostra de Tecnologia