sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Caminhada do BEm

       Ocorreu hoje, mais uma CAMINHADA DO BEM. Este evento, organizado pelo NUPES - Núcleo de Pluralidade Esportiva, agrada pela generosidade, organização e alegria.
       Professores, alunos, funcionários, gestão e comunidade local se juntam para demonstrar como a PAZ é fundamental. Além da PAZ, as pessoas buscam saúde, dignidade, união e respeito.
Salve a Caminhada do Bem, Salve o NUPES por esta brilhante ideia.

        Clique na imagem para ver as fotos.

Caminhada do Bem

Cortejo Natalino


  Promovido pelo Núcleo Artístico, o Cortejo natalino animou a tarde do dia 29 de novembro. Parabéns ao professor Nélio Santana e demais professores que participaram e organizaram o cortejo. Foi uma delícia dançar ao som das músicas natalinas e outras de outrora.















        

sábado, 10 de novembro de 2012

Exposição "Condenados em Meu País"




          O público tem até o dia 16 de novembro para conferir a exposição internacional “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”, do jornalista e fotógrafo francês Philippe Castetbon. O artista aborda o respeito aos direitos humanos e o combate à homofobia através de 50 autorretratos de homens gays que vivem em países onde a homossexualidade é criminalizada. A exposição está em cartaz no Centro Cultural Correios, no Pelourinho. O acesso é gratuito e permitido de segunda a sexta, das 10 às 18 horas, e no sábado, das 8 às 12 horas. Um livro, que leva o nome da mostra, reunindo imagens e depoimentos de todos os envolvidos no trabalho, está sendo distribuído gratuitamente no local.
       A exposição traz à tona uma reflexão sobre a situação da criminalização da homossexualidade no mundo: cerca de 80 países condenam as minorias sexuais; em algumas dessas nações, a homossexualidade pode levar à pena de morte – como é o caso do Irã, onde a morte é a punição para os homossexuais que forem adultos, em bom estado de sanidade física e mental e agindo em livre arbítrio. “Eu não sou um ser humano como vocês? Eu tenho que destruir o muro principal se eu quiser destruir a minha prisão, pois estou preso atrás de um único obstáculo: a religião. Eu sou um iraniano gay”, questiona A., 38 anos, em seu depoimento.

SERVIÇO:
Exposição “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”
Local: Centro Cultural Correios Salvador – Praça Anchieta, nº 20 – Pelourinho – Centro Histórico de Salvador (BA)
Horário: de segunda a sexta, das 10 às 18 horas; sábado, das 8 às 12 horas
Entrada: franca
Recomendação etária: 14 anos
Visitação: de 4 de outubro a 16 de novembro de 2012






sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Como havíamos combinado, nossa Atividade complementar ocorreu, mais uma vez, fora das dependências da Escola. Nosso objetivo é colocarmos em prática o que falamos em sala de aula: a aprendizagem se dá em todo lugar. Sendo assim, fizemos duas visitas: a primeira foi à Casa de Benin e a segunda foi a Exposição "Condenados", promovida pelo Centro Cultural dos Correios.

 Inaugurado no dia 6 de maio de 1988, resultou do proveitoso intercâmbio mantido entre a Bahia e o país africano Benin, através da cidade de Cotonou. Pertencente à Fundação Gregório de Mattos, tem exterior colonial e interior concebido pela arquiteta Lina Bo Bardi. O acervo apresenta peças da arte popular de Cotonou, República Popular do Benin, e exposições temporárias de artistas locais.

 A maior parte do acervo foi colecionada pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger em suas andanças pelo continente africano. O espaço abriga também exposições temporárias e oficinas artísticas. Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h. Endereço: Rua Padre Agostinho Gomes, 17 - Pelourinho. CEP: 40.025-280.Telefone: (71) 3241-5679

 O museu tem cerca de 280 peças, entre cerâmicas, artesanatos, objetos de rituais religiosos, brinquedos, artefatos de guerra, instrumentos musicais e tapeçarias. "A Casa do Benin tem a função de preservar e divulgar essa cultura que influenciou muito a Bahia", explica a museóloga e subgerente do espaço, Rosa Vieira de Melo. A influência cultural dos negros do Benin está marcada principalmente na culinária. Além do acarajé, é influência daquele povo a nossa famosa feijoada. Rosa destaca, ainda, que o acervo vem aumentando a cada ano. As últimas doações datam de 2011, feitas pelas autoridades do Benin, que visitaram a Bahia. Vejam algumas de nossas fotos.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Atividade Complementar de 08 de novembro

          A atividade complementar do próximo dia 08 de novembro será no Pelourinho.
Inicialmente iremos A Casa de Benin, localizada no Taboão, em seguida, iremos ver a Exposição "Condenados" no Centro Cultural dos Correios. Se houver tempo, iremos ao Museu Afro ou à Fundação Casa de Jorge Amado.
O Texto a seguir é uma sinopse da Exposição Condenados:



Quem acredita que a arte deve provocar a reflexão não pode deixar de conferir a exposição “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”, que fica em cartaz de 3 de outubro a 16 de novembro, no Centro Cultural Correios Salvador. A mostra é resultado da pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon, que se baseia na discriminação sexual em diversos países.

O fotógrafo utilizou a web como ferramenta para entrar em contato com homens em países onde a homossexualidade é proibida e condenada pelas leis. Criando uma relação de confiança, Castetbon conseguiu a cooperação de vários homens, que cederam suas imagens e depoimentos. A coleção de 50 retratos, acompanhada dos testemunhos e das leis em vigor, foi a forma encontrada pelo jornalista de revelar o cotidiano difícil dos homossexuais que vivem em 80 países, nos quais essas relações são condenadas. O medo de ser reconhecido e discriminado, além de perder seus direitos civis e até a própria vida, predomina em todas as histórias.




quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Atividade complementar deste dia 01 de novembro foi no Salvador Shopping. A maioria deve estar estranhando. Mas a verdade é que fomos visitar a exposição pelo centenário do Jornal A Tarde. Foi bastante interessante. Vejam o vídeo.

V Mostra de Tecnologia