quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Atividade de Matemática




        A professora Maria Cristina Gomes orientou os estudantes da Oficina de Matemática com Informática a realizarem atividade com Sólidos Geométricos e Simetria. Pesquisaram sobre os assuntos e, utilizando sucatas, concretizaram os conhecimentos através da produção de desenhos em bandejas de isopor recicladas, jujubas e palitos 


A simetria é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas.
A simetria está presente em toda a parte, seja na natureza, nas artes ou na matemática.
A simetria matemática, por exemplo, consiste na regra da disposição de duas figuras idênticas que se correspondam ponto a ponto.
Neste contexto, o objeto se move, mas as distâncias, ângulos, tamanhos e formas são preservados por simetrias. Existem quatro tipos de simetrias em um plano: rotação, translação, reflexão e reflexão com deslizamento.
No campo estético, a simetria é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem, e consequentemente, a sua beleza. Quanto mais simétrico for um objeto ou figura, mais belo tende a ser considerado.


Um sólido geométrico é uma figura geométrica que possui três dimensões: as dimensões de latitude, longitude e altitude. São exemplos de sólidos a esfera, o cubo, o cilindro, o cone e a pirâmide. Um sólido é limitado por um ou mais planos ou superfícies, assim como as superfícies são limitadas por uma ou mais linhas.

Vejam que "delícia" estes sólidos geométricos feitos com jujubas.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Atividade de Matemática

             
         O processo de aprendizagem da geometria, assim como em outras disciplinas do currículo escolar, é muito mais eficaz e de longa duração quando este torna-se concreto, palpável e, sobretudo, aplicável.

        


Os alunos da professora Mércia Figueiredo realizaram atividade prática de matemática, usando jujubas e palitos para construção de poliedros. 
Vejam alguns momentos da aula.


A construção das figuras geométricas com esses materiais alternativos propiciou um momento  divertido e muito prazeroso. Sem contar que os meninos e meninas amaram comer as jujubas depois.



Eventos na Escola Parque




V Mostra de Tecnologia