sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Visita à Casa de Jorge Amado

      

  

       Nossa atividade de coordenação aconteceu na Casa de Jorge Amado, na Rua Alagoinhas, no Rio Vermelho.
         Todos nos encontramos em frente à casa de Jorge e fizemos a visita monitorada. Estavam conosco os professores do NULEP: Augusta, Adriano, Letícia e Elisângela.
          A monitora que nos recebeu foi Manuela. Ela começou a visita pelo jardim, falando das reformas – colocação do elevador, construção de um espaço para “café” - e foi mostrando-nos os espaços denominados “quiosque”. Em um deles, temos acesso a vídeos com depoimentos de pessoas ilustres falando sobre Jorge. São seis horas de vídeo. No outro, que está em reforma por conta de um problema no teto, há vídeos que tratam do candomblé. E está todo decorado de forma temática. 
        Está também no jardim um quarto que hoje é escritório, mas no passado era espaço para Jorge escrever quando havia muita gente na casa e ele queria sossego. Manuela também mostrou-nos as árvores, que eram cuidadas por Zélia, o banco onde Zélia e Jorge costumavam sentar para conversar e apreciar a paisagem (lugar onde foram colocadas as cinzas dos dois), o orixá Exu, as orquídeas. Seguimos para conhecer o interior da casa. Conhecemos os quartos de João Jorge e da

mãe de Jorge, neles além da ilustração, há vídeos passando sobre a infância e as viagens de Jorge.

      Entramos pela sala, lugar em que Jorge às vezes escrevia, e vimos objetos originais, como as cadeiras, a mesa, a máquina de datilografar, sofá etc. Mas há também peças de arte produzidas pelos amigos Carybé, Hansen Bahia, Calazans Neto, etc. E outras obras de arte trazidas de suas viagens. Os demais quartos são divididos de forma temática: no primeiro passam vídeos falando dos amigos, no segundo há vídeos e que atores e amigos leem trechos de suas obras. Na cozinha há muitas reproduções de pratos típicos da Bahia, como nas receitas de Dona Flor. Na tela, temos “Dadá, famosa quituteira de acarajé”, fazendo as receitas que podemos escolher de forma bastante interativa. E se quisermos, podemos solicitar a receita que selecionamos para recebermos por e-mail. No final deste corredor temos a biblioteca de Jorge, que tem visão para antiga piscina e que hoje é um lago dos sapos, pois Zélia e Jorge amavam sapos. Na parte interna temos o escritório de Zélia que era onde ela revelava as fotos que fazia e costurava. Passamos pelo closet dos dois e nos deparamos com uma riqueza: as cartas que Jorge recebia de amigos escritores, de Zélia, dos filhos e de tanas pessoas importantes em sua vida. Fantástico material de memória.
      Chegamos ao quarto do casal e nos enternecemos com tanta poesia e amor. Difícil descrever lugar tão mágico. Lá, ouvimos trechos dos romances cujos personagens principais são as mulheres. À medida que ouvimos, imagens de artistas como Carybé e Calazans vão sendo projetadas nas paredes, na cama. Inenarrável.
           E saímos para o pátio lateral, onde uma brisa nos acolhe e as mais diversas esculturas e outros tipos de obras de arte nos aguardam para apreciá-las. Estas obras são frutos de presentes dos amigos e de compras dos dois quando faziam suas viagens. 



           Neste mesmo pátio é possível descansar com um livro de arte nas mãos, pois há uma variedade deles.
           Foi uma atividade de coordenação extremamente rica. Visitamos um lugar que pode ser visitado inúmeras vezes e a pessoa não se cansa.

V Mostra de Tecnologia